Perff Studio: Luxo para Desporto, com Materiais Sustentáveis – Jorge Castro

por Ricardo Lopes

A roupa desportiva é associada a conforto, mas o desafio de Jorge Castro, através da Perff Studio, foi chegar mais longe. Juntar ao conforto o luxo, utilizando matérias-primas sustentáveis e produção 100% portuguesa.

Está tudo explicado na entrevista.

Moda, luxo e sustentabilidade. Como surgiu a ideia da Perff Studio? 

A Perff Studio nasceu a partir da vontade de inovar de uma empresa têxtil vimaranense, a Pimba Importação e Exportação de Vestuário Lda, que queria criar uma marca própria e que, para isso, me contactou e me desafiou para desenvolver este projeto.

Sempre foi uma ambição minha criar algo que tivesse significado e que pudesse deixar uma marca no mundo e nas pessoas, por isso, após o convite que me foi endereçado pela Pimba, apercebi-me que aquela seria a altura certa para dar esse salto.

Nos últimos anos, e devido à minha anterior experiência profissional, tive a oportunidade de viajar com muita regularidade até às grandes capitais da moda.

Nessas viagens, e dado o meu gosto pela prática desportiva, fui-me apercebendo de que havia uma oportunidade no mercado, algo que pudesse aliar a moda à performance.

Com consciência de que o que aqui (em Portugal) é feito é produzido com a máxima qualidade, percebi que, se temos know-how e capacidade para produzir para grandes marcas internacionais, também deveríamos ter know-how e capacidade para produzir em nome próprio – e foi isso que procurei concretizar.

Foi então que surgiu a oportunidade de criar uma nova visão, um novo conceito, uma fusão contemporânea de moda e performance, que permite às pessoas ativas desfrutar do conforto e de todos os benefícios da roupa desportiva, quer durante a atividade física quer no seu dia-a-dia, nunca comprometendo a sua elegância e sofisticação. Com a ambição de criar design de topo e produtos de alta qualidade, foi então que, em novembro de 2017, nasceu a Perff Studio.

perff studio - roupas desportivas sustentáveis

De que forma a sustentabilidade impacta o processo de produção da Perff Studio? 

A sustentabilidade é parte integrante da Perff Studio desde o seu primeiro dia. Aliás, a primeira legging lançada pela marca em 2017 já era feita a partir de materiais reciclados, nomeadamente a partir de Econyl – fio regenerado a partir de resíduos do fundo do mar, por isso a sustentabilidade sempre fez parte do cerne da marca.

A marca nasceu com o propósito de deixar uma marca no mundo e nas pessoas e isso só poderia ser feito tendo como base a preocupação com a sustentabilidade. Não pretendemos que a sustentabilidade seja o fator distintivo da marca, mas sim algo intrínseco à sua identidade. 

A sustentabilidade faz parte da nossa essência. Desde matérias-primas, passando pelos processos de fabrico, até aos produtos finais, defendemos os nossos valores ecológicos e esforçamo-nos por tomar decisões inteligentes e amigas do ambiente.

 

Referem as malhas Econyl como das mais usadas nas vossas peças. No que consistem estas malhas? 

Na Perff Studio utilizamos malhas sustentáveis de alta performance e qualidade. Grande parte das peças é, efetivamente, produzida a partir de malhas feitas a partir de Econyl, isto é, fio que é composto por materiais de pós-consumo como redes de pesca e plásticos industriais.

Os resíduos recolhidos do fundo do mar utilizados na produção deste tecido são requalificados, deixando de prejudicar/poluir os oceanos. Para além do Econyl, utilizamos também Reco Nylon (fio de nylon produzido a partir de desperdícios do processo produtivo) e temos também na nossa coleção peças feitas a partir de fibras naturais orgânicas.
Neste momento, podemos afirmar que todos os produtos são feitos a partir de materiais sustentáveis e que a percentagem de produtos feitos a partir de materiais reciclados ultrapassa os 60%.

perff studio - roupas de luxo sustentáveis

 

Os produtos Perff referem características como não engelhar e conforto no corpo. Qual a relação com as malhas recicladas que usam? 

Mais do que a performance, procuramos sempre as melhores malhas que garantam o maior conforto para usabilidade. Felizmente, conseguimos encontrar e incorporar estas tecnologias utilizando fio produzido a partir de material regenerado.

 

Slow Fashion é a resposta da moda às exigências de um mundo mais sustentável. O que é para a Perff o Slow Fashion e de que forma está incorporado na vossa roupa? 

Para nós a sustentabilidade começa no design. Procuramos desenvolver peças que são versáteis, intemporais e duradouras, e qualquer pessoa vai apreciar usá-las durante longos anos.

Criar algo que dure durante longos anos, mantendo sempre a elegância, nunca passando de moda, e estando sempre a par das necessidades do dia-a-dia das pessoas permite-nos desenvolver soluções com um menor impacto ambiental e, ao mesmo tempo, diferenciar e valorizar o design das nossas peças. Acreditamos que o segredo do slow fashion é exatamente este, menos quantidade, maior durabilidade e qualidade: menos é mais.

 

A parte social é um dos pilares da Sustentabilidade e a vossa produção é 100% portuguesa. Que critérios usam na escolha dos vossos fornecedores e parceiros? 

Temos a plena noção de que as pessoas com as quais trabalhamos são parte imprescindível do sucesso da marca. Por isso, é primordial que elas se sintam reconhecidas e valorizadas pelo trabalho que todos os dias desenvolvem. Temos muito orgulho de afirmar que a produção da Perff Studio é 100% feita em Portugal, mais propriamente no norte do país, e por isso todo o processo de fabrico é realizado num raio de 30km.


A escolha dos nossos parceiros recai, sobretudo, de acordo com a sua capacidade de inovação tecnológica e as suas práticas sustentáveis e, principalmente, sociais. O facto de trabalharmos de perto com os nossos parceiros, permite-nos aferir e garantir que todos os colaboradores têm acesso a condições de trabalho e remuneração dignas, e que seja promovida a defesa dos seus direitos.

perff studio - roupas de luxo desportivas sustentáveis

Têm algum produto que se destaque em vendas? Conseguem identificar a que se deve essa preferência dos clientes? 

Podemos destacar dois produtos, que são, indubitavelmente, as nossas peças mais vendidas: a legging Intuition e o macacão Out of the cage.

Temos a plena noção que estas peças são as preferidas dos nossos clientes por englobarem um design minimalista, distinto e sofisticado aliados um elevado conforto e performance, o que faz com que as pessoas se sintam seguras e confortáveis quando as estão a usar. Para além disso, ambas as peças são feitas a partir de malhas que incorporam materiais reciclados, conferindo assim uma característica distintiva extra às peças: a sustentabilidade. São peças versáteis, para usar durante anos.

 

Quem é o vosso cliente-tipo? 

A marca foi criada com o intuito de responder às necessidades de um cliente exigente, atento ao detalhe, que compra com consciência, que gosta de praticar desporto e do conforto que a roupa desportiva confere, sem nunca descurar a elegância e a sofisticação em todas as situações do dia-a-dia. 

 

A pandemia fez crescer as vossas vendas online. Sentem que foi uma mudança do canal de compra, ou a própria situação está a fazer pessoas investirem mais em si e na sua saúde, através do desporto?

Apesar da crise que se instalou face a esta pandemia, as nossas vendas aumentaram substancialmente neste último ano. Creio que este crescimento, para além de estar associado ao aumento da notoriedade da marca nos diversos mercados de atuação, deve-se bastante a uma grande mudança no modo como as pessoas passaram a fazer compras durante a pandemia.

Com as políticas de isolamento social a forçar o encerramento das lojas físicas em vários países, o e-commerce viu o enorme crescimento e passou a ser uma opção “segura” e prática para os consumidores. Para além disso, creio que a pandemia também trouxe uma maior consciencialização acerca dos hábitos de vida saudável para as pessoas. A ideia de que o desporto contribui para uma vida saudável fez com que mais pessoas passassem a adotar novas práticas desportivas, como forma de prevenção de doenças e proteção da sua saúde física e mental.

Toda a gente teve de se adaptar e transformar os seus hábitos de vida e de consumo, hábitos esses que acredito que se vão permanecer na nossa sociedade nos próximos anos.

Estas mudanças foram significativamente positivas para nós, uma vez que o nosso maior canal de venda é online e, acima de tudo, porque o nosso produto responde às atuais necessidades das pessoas: são versáteis, confortáveis e permitem que uma pessoa se sinta sempre confiante, mesmo estando em casa.

perff studio - roupas materiais sustentáveis

 

Onde podemos encontrar a Perff Studio e que planos tem para o futuro? 

Neste momento, podemos encontrar a Perff Studio online no nosso website (www.perff.com) e em marketplaces como a La Redoute, em França, e a Zalando, na Alemanha. Estamos também presentes em lojas físicas no Reino Unido e em Malta.

Se não estivéssemos a atravessar esta fase de pandemia, os próximos passos da marca, além da contínua aposta no digital, também seriam, certamente, a aposta em lojas físicas. No entanto, dada a conjetura atual no setor do retalho, tivemos de alterar um pouco a nossa estratégia, dando enfoque à nossa presença digital e à abertura de novos mercados.

Nesta ótica, iremos apostar ainda mais em estratégias de marketing de influência, uma vez que acreditamos que esta é uma das formas mais interessantes de a marca se aproximar do seu público. Para além disso, iremos apostar na presença em marketplaces a nível europeu, com o intuito de introduzir a marca em novos mercados.

Jorge Castro

CEO da Perff Studio

Empreendedor por natureza e apaixonado pelo que faz, Jorge Castro, co-fundador e CEO da Perff Studio, tem a ambição de deixar uma marca positiva no Mundo. A busca por novos desafios é algo que o caracteriza, tendo já no seu percurso a experiência no desenvolvimento, implementação e digitalização de várias marcas.

Ávido desportista, é no mar onde encontra o seu espaço de reflexão e de harmonia com a natureza. A literatura é outro dos seus passatempos, e é através dos livros que encontra uma forma de aprendizagem e de desenvolvimento pessoal.

Os números e a inovação sempre foram o seu forte, o que o levou a estudar Engenharia e Gestão Industrial pela Universidade do Minho. No entanto, a sua sensibilidade estética e o gosto pela moda, a par do seu lado mais criativo, levaram-no a frequentar uma pós-graduação em E-business & Marketing Digital e a estudar o universo do luxo, ao integrar a pós-graduação em Luxury Brand Management na Catolica Lisbon School of Business and Economics. 

Jorge Castro, com uma visão global, criou, através da Perff Studio, uma marca que, à sua semelhança, pretende aliar o melhor da performance e da moda, de uma forma sustentável.

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