A STCP – Sociedade de Transportes Colectivos do Porto conta com mais cinco autocarros 100% elétricos, dando por concluída a ação de renovação de frota, que está em curso desde abril de 2018 e tem como pressuposto garantir a crescente descarbonização da operação.
As novas viaturas garantem uma autonomia mínima de 250 Km e capacidade máxima de lotação de 90 passageiros por veículo, sendo totalmente acessíveis a clientes de mobilidade reduzida. Estão equipadas com várias tecnologias “de ponta” no apoio à condução/segurança e utilizam materiais, de última geração, para redução de impacto ambiental.
A entrada em atividade destas cinco viaturas 100% elétricas, com zero emissões de poluentes, permitirá no seu conjunto uma redução anual de cerca de 441 toneladas de CO2 equivalente, comparativamente com um cenário em que continuassem a circular cinco das viaturas antigas que foram, entretanto, abatidas.
Manuel Queiró, presidente da STCP, afirma “tratar-se de mais uma conquista que irá beneficiar os passageiros e as populações envolventes, através da garantia da prestação de um serviço tecnologicamente mais avançado, seguro e confortável e que, ao mesmo tempo, diminui a sua pegada ambiental”.
As novas viaturas movidas a energia 100% elétrica, do fabricante Zhongtong Bus (ZT Bus), foram obtidas ao abrigo do II aviso do PO SEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos que permitiu a substituição de veículos em fim de vida (com mais de 16 anos), com o objetivo de prestar às populações um serviço de maior eficiência, em termos económicos e ambientais, e reduzir significativamente as emissões de carbono.
Ao longo destes últimos quatro anos, e com um investimento global de cerca de 70M€, a STCP passa a deter um conjunto de 274 viaturas mais limpas, mais eficientes energética e economicamente (254 movidas a Gás Natural e 20 autocarros 100% elétricos). Neste âmbito, 65% da frota da STCP foi alvo de substituição durante este espaço temporal.
Este projeto de renovação da frota da STCP foi cofinanciado pelos Aviso I e Aviso II do PO SEUR Portugal 2020 – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos. Graças a este Programa, o mix energético da frota da maior operadora de transportes coletivos de passageiros da AMP – Área metropolitana do Porto, que contabiliza 420 autocarros, passa a ser composto por 79% CNG, 5% eletricidade e 16% diesel.
Os cinco autocarros Zhongtong Bus foram fornecidos pela empresa portuguesa a EF – Mobilidade Elétrica, representante da marca em vários mercados da União Europeia. A ZT Bus está entre os cinco maiores fabricantes mundiais de autocarros, o segundo maior no que diz respeito à produção de autocarros elétricos e o primeiro relativamente a autocarros movidos a hidrogénio, sendo uma empresa certificada pela ISO 14001, empenhada na redução da pegada ambiental dos seus produtos.
Características sobre as novas viaturas Euro ZT Bus
Dimensões
- Comprimento: 12,2 m
- Altura máxima: 3,2 m
Conforto e acessibilidade
- Maior lotação:
– 28 lugares sentados
– 62 lugares em pé
- Acessos para mobilidade reduzida:
– 1 lugar PMR
– Rampa manual na porta da Frente
– Low floor (sem degraus no corredor interior)
Segurança
- Sistema anticolisão
- Sistema de deteção de faixa de rodagem
- Sensor de luzes
- Sistema de vigilância “Brigade”
Ecologia
- 100% elétrico
- Zero emissões poluentes
- Materiais de última geração com menor impacto ambiental
- Em 4.000.000 kms com zero emissões (vs diesel Euro VI):
– Poupança de 2M€ em fonte de energia
– Poupança de 1052 tep (toneladas equivalentes de petróleo)
– Poupança de 4164 t CO2
Rentabilidade
- Potência: 260 KW (348 cv)
- Maior autonomia (mínimo 250 km)
- Maior capacidade operacional
- Menor custo por km/passageiro
Desde o início do ano que a STCP opera com energia 100% renovável.
PO SEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos
O apoio a medidas de eficiência energética, a redução dos consumos energéticos e a descarbonização nos transportes públicos de passageiros é uma prioridade do Acordo de Parceria do Portugal 2020, celebrado entre Portugal e a Comissão Europeia.
POSEUR-07-2016-71 e STCP
Candidatura anunciada em 2017, que contemplava a aquisição de 188 autocarros
Processo com início de entregas em abril de 2018 e concluído a 31 de dezembro de 2020 As aquisições consideram:
- 173 viaturas movidas a Gás Natural Comprimido;
- 15 viaturas 100% elétricas;
- Construção de um novo posto de abastecimento a gás (Estação de Recolha da Via Norte); • Instalação de postos de carregamento para veículos elétricos (Estação de Recolha de Francos).
POSEUR-07-2018-10 e STCP
Candidatura anunciada em abril de 2019, que contemplava a aquisição de 86 autocarros Processo com entregas a decorrer entre março e outubro de 2021
As aquisições consideram:
- 81 viaturas movidas a Gás Natural Comprimido;
- 5 viaturas 100% elétricas;
- Renovação do posto de abastecimento a gás (Estação de Recolha de Francos);
- Instalação de carregadores para os 5 veículos elétricos (Estação de Recolha de Francos).