A Tetra Pak viu o seu trabalho na área de sustentabilidade corporativa ser reconhecido pela organização ambiental sem fins lucrativos, Carbon Disclosure Project (CDP), através da atribuição de um lugar na prestigiada “Lista A” da organização, pelo terceiro ano consecutivo. Esta distinção ocorre no âmbito do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela Tetra Pak no combate às alterações climáticas, bem como na sua atuação na proteção das florestas – dois dos três temas ambientais abrangidos pelo CDP. Com esta distinção, a Tetra Pak consolida a sua posição como a única empresa no setor das embalagens de cartão a ser incluída na lista de liderança do CDP durante seis anos consecutivos.
O CDP utiliza uma metodologia detalhada e independente para avaliar estas empresas, atribuindo uma pontuação de “A” a “D” – com base na abrangência da divulgação, sensibilização e gestão dos riscos ambientais e a demonstração das melhores práticas associadas à liderança ambiental, tais como o estabelecimento de metas ambiciosas e significativas.
A pontuação do CDP para as florestas é conduzida através da lente dos quatro produtos que causam a maior parte da desflorestação: produtos de madeira, produtos de gado, soja e óleo de palma. As empresas precisam de obter um “A” em pelo menos um destes produtos de risco florestal para ganharem um lugar na Lista A das Florestas.
Lars Holmquist, Vice-Presidente Executivo – Sustentabilidade & Comunicação na Tetra Pak, afirmou: “Acreditamos que a descarbonização do setor alimentar é vital na corrida para a neutralidade de carbono, e um fator chave para este ambicioso objetivo é ser transparente nas nossas próprias ações. Estamos orgulhosos por sermos incluídos na lista de liderança do CDP pela sexta vez, sendo que esta distinção legitima que estamos a dar os passos certos no combate às alterações climáticas e na minimização dos riscos de desflorestação“.
A empresa superou o seu objetivo climático para 2020, reduzindo as emissões de GEE da sua cadeia de valor em 19%, em comparação com a linha de base de 2010, demonstrando que é possível dissociar o impacto climático do crescimento económico. Como parte desta diminuição global, a Tetra Pak reduziu a sua pegada operacional [Âmbito 1 e 2] em 70% desde 2010. Além disso, no início deste ano, a Tetra Pak foi identificada pelo CDP como uma das quatro únicas empresas “pioneira” a tomar medidas de “melhores práticas” para combater a desflorestação.
A lista completa das empresas presentes na Lista A do CDP deste ano está disponível aqui, juntamente com outras pontuações de empresas disponíveis ao público: https://www.cdp.net/en/companies/companies-scores