A sustentabilidade tornou-se o eixo estratégico da TECHNAL para a próxima década. Atualmente, todos os perfis Technal são extrudidos em alumínio com uma pegada de emissões de CO2 baixa, quer seja com alumínio reciclado Hydro CIRCAL (2,3 Kg CO2e/kg) ou Hydro REDUXA (4,0 Kg CO2e/ kg de alumínio), muito inferior aos 8,6 Kg CO2e/Kg de alumínio primário consumido na Europa, de acordo com a European Aluminium.
A unidade de produção da TECHNAL, em Miranda de Ebro (norte de Espanha), integra toda a cadeia de valor e produção – extrusão, montagem de RPT, lacagem, armazenamento e distribuição – o que minimiza a movimentação de mercadorias e as emissões de CO2 geradas pelo seu transporte. Por esta razão, a TECHNAL está a lançar uma nova coleção de lacados com aspeto anódico, criando assim uma alternativa sustentável aos acabamentos anódicos tradicionais, pelas seguintes razões:
- Elimina-se o transporte de e para a fábrica de anodização, evitando-se assim as emissões de CO2 derivadas do transporte.
- O consumo e o tratamento da água são otimizados graças à nova estação de tratamento de água de última geração instalada na secção de lacagem.
- A ausência de componentes orgânicos voláteis (COVs) é assegurada durante a vida útil dos perfis lacados, graças ao revestimento a pó (por processo eletrostático) que não contém quaisquer solventes.
- O fornecedor da lacagem que a Technal utiliza na elaboração desta nova coleção possui uma EPD (Declaração Ambiental do Produto) que certifica a sua LCA (Avaliação de Ciclo de Vida).
Para além das vantagens ambientais, esta nova coleção também apresenta vantagens estéticas uma vez que as lacagens que a compõem permitem um acabamento uniforme em perfis, folhas e acessórios.
Têm um baixo impacto ambiental, resistência ao tempo comprovada a longo prazo (de acordo com o ensaio de envelhecimento acelerado EN ISO11341) e são certificados Qualicoat classe 2, GSB master, AAMA 2604 e BS EN 12206.