Miguel Arsénio e Inês Marques venceram o Campeonato Nacional de Trail Ultra, que se realizou este fim-de-semana nos Trilhos do Paleozoico no concelho de Valongo. A competição de corrida a pé na natureza foi disputada por cerca de duas centenas de atletas, que superaram um percurso com 49 quilómetros e cerca de 2.400 metros de desnível positivo pelo Parque das Serras do Porto.
Miguel Arsénio foi o primeiro a cruzar a meta situada no centro de Valongo, ao cabo de 4 horas 16 minutos e 35 segundos, conquistando o título nacional da distância Trail Ultra (entre os 42 e os 100 quilómetros). O atleta da equipa EDV – Viana Trail assumiu a liderança da competição cerca dos 10 quilómetros e na segunda metade da prova conseguiu conquistar uma vantagem face aos perseguidores que lhe permitiu gerir a última subida e terminar isolado. A última subida demonstrou-se crucial para a definição do pódio, com António Almeida, do Clube Desportivo de Espite, e destacar-se de Roberto Baião, do OCS Arrábida Trail Team. António Almeida chegou à meta com o tempo final de 4h22m56s, conquistando o título de vice-campeão, e cruzou a meta 3 minutos depois.
Dário Moitoso, do CIAIA – Clube Independente de Atletismo Ilha Azul, que detinha o título da distância, terminou em 4º lugar, a 11m28s do vencedor, e Bruno Silva, da Furfor Running Projet, foi 5º a 15m58S.
Na competição feminina, Inês Marques dominou a prova desde o início, assumindo logo uma liderança destacada que foi crescendo na segunda metade da prova. A atleta do OCS Arrábida Trail Team concluiu a competição com o tempo final de 5h04m11s, conquistando o título nacional de campeã nacional de Trail Ultra. A última subida da prova foi também determinante na definição do pódio feminino, com Marisa Vieira, a ser mais forte e a conquistar o 2º lugar, a 12m53s da vencedora. A atleta da Furfor Running Project superou a sua companheira de equipa Cristina Arreiol por 3m33s.