A sustentabilidade faz parte do ADN da BRITA
A BRITA já era sustentável mesmo antes da palavra estar por toda a parte. Pioneira na reciclagem de filtros e com um sistema de regeneração para permutadores de iões, um dos componentes dos seus filtros, a empresa já apresentava uma abordagem inovadora nos anos 90. Estava também um passo à frente com a utilização de eletricidade verde 100% certificada nas suas instalações de produção. A BRITA estabeleceu-se assim, ao longo dos anos, numa referência entre os consumidores e clientes como um fornecedor de alternativas sustentáveis à água mineral engarrafada.
A seriedade com que a BRITA está a seguir este caminho, em direção a uma sustentabilidade cada vez maior, é demonstrada em particular pelo facto de que, no futuro, a chamada Contribuição do Planeta será posicionada, medida e comunicada juntamente com os indicadores-chave clássicos de desempenho: vendas e lucros. A Contribuição para o Planeta combina a própria pegada de carbono da BRITA, que está continuamente a ser reduzida, e a quantidade de água engarrafada que é poupada graças às soluções de filtragem BRITA. Markus Hankammer resume: “A situação com este segundo quociente é já hoje impressionante e continua a fazer-nos avançar. Todos os anos substituímos um incrível número de quatro mil milhões de garrafas. Alinhadas de um extremo ao outro, alcançariam 35 vezes a volta ao equador. O nosso objetivo é aumentar este número para 6,5 mil milhões de garrafas poupadas por ano até 2025“
Cooperação com a ONG Whale Dolphin Conservation (WDC)
Como parte do seu compromisso com a sustentabilidade do planeta e dos seres vivos que o habitam, a BRITA está a trabalhar com a instituição Whale and Dolphin Conservation (WDC), um líder mundial dedicado à conservação e proteção de todas as baleias e golfinhos. Esta parceria, em vigor desde 2016, surgiu como resposta a um estudo da prestigiada Fundação Ellen MacArthur, que estimou que “se os seres humanos não mudarem o comportamento, até 2050 haverá mais plástico no mar do que peixe”.
Para além das contribuições financeiras, a BRITA desenvolveu, juntamente com a WDC, várias iniciativas e ferramentas com o objetivo de limpar e proteger os oceanos, e ainda sensibilizar para as devastações causadas pelo plástico nos mares e os seus efeitos na crise climática. Destacamos algumas das ações mais recentes:
- Com a ajuda da BRITA, a ONG Whale and Dolphin Conservation participou pela primeira vez, no passado mês de novembro, na Conferência das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas com uma apresentação sobre o papel que as baleias desempenham nas alterações climáticas, pois são fantásticas protetoras do clima, porque com as suas excreções fertilizam o plâncton dos oceanos que produz grandes quantidades de oxigénio e absorve o CO2. A proteção das baleias e a proteção climática devem andar de mãos dadas, e é isto que a atual campanha da WDC “A Baleia Verde” defende, e que a BRITA não tem hesitado em apoiar.
- Em 2020, uma promoção dos produtos BRITA permitiu à ONG organizar 10 limpezas de rios em toda a Alemanha. Com 311 participantes (um dos quais era o CEO do Grupo BRITA Markus Hankammer), foi recolhido um total de 201 sacos cheios de lixo (incluindo uma percentagem muito elevada de plástico).
- A BRITA e a WDC intensificaram a sua cooperação internacional. Para além do importante trabalho desempenhado na Alemanha, Áustria e Suíça, as filiais na China, França, Itália, Espanha, Portugal e países do Benelux adotaram golfinhos e baleias da organização.
Relatório de Sustentabilidade da BRITA através de pontos-chave
- Edifícios Verdes. O relatório destaca o maior projeto de infraestruturas na história da BRITA, com foco na ecologia: a fábrica em Bad Camberg, na Alemanha, que está gradualmente a entrar em funcionamento, ou o “Campus Verde” em Taunusstein, na Alemanha, que tem estado em construção desde 2020. A sua característica única é o método especial de construção de madeira híbrida, em que os elementos de suporte de carga e a maioria da construção, são feitos de madeira macia europeia certificada, como o pinheiro e o larício, que provêm de florestas sustentáveis. Com este novo edifício, a BRITA quer oferecer aos seus colaboradores um ambiente de trabalho atrativo que otimize os processos e procedimentos de trabalho, e um ambiente em que, acima de tudo, se sintam confortáveis. A eficiência energética é a prioridade máxima para a empresa, tal como a sua integração sensível na paisagem.
- Nova cultura de trabalho. “New Work”, é o termo coletivo que define uma nova forma de trabalho inovadora, virada para o futuro, ágil, mas significativa, para a qual é necessário criar um ambiente inovador baseado em valores. Trabalhar remotamente de casa, ou potencialmente de qualquer outro lugar, facilita as tarefas que requerem concentração, mas também a integração das necessidades pessoais e familiares na rotina diária. Em vez disso, o escritório será no futuro um local de cooperação, criatividade colaborativa, relações interpessoais reais e uma cultura empresarial vivida. Esta é a cultura de trabalho que a BRITA acredita e que anda de mãos dadas com uma compreensão correspondentemente moderna da liderança, caracterizada pela igualdade, apreciação, e em que existe mais coaching e menos instrução.
- Gestão da pandemia. O relatório também destaca o papel desempenhado pela gestão e experiência coerente da BRITA durante a pandemia COVID-19. Embora a pandemia tenha colocado desafios imprevistos, reforçou a coesão da família BRITA. Em janeiro de 2020, a empresa criou uma equipa de comunicação interdisciplinar dedicada, composta por profissionais de saúde e segurança, recursos humanos e um comité da empresa. A fim de reduzir os receios, proporcionar clareza, apoio e também abordar, na medida do possível, as preocupações e necessidades específicas dos colaboradores, foi criada uma conta de correio eletrónico independente, através da qual todos podiam contactar diretamente esta equipa com dúvidas e perguntas. A coesão internacional da família BRITA foi também demonstrada numa campanha de vídeo com a hashtag #WESTANDTOGETHER: vídeos com mensagens das filiais e das várias divisões da sede sobre a pandemia, e de como estavam a lidar com a mesma, que foram publicadas internamente. Serviram também para manter o contacto com os colegas, encorajá-los e assim fomentar o espírito de equipa de uma forma comovente.
- Combustíveis. Em 2020, a pandemia fez-se sentir no consumo total de combustível, que caiu cerca de 20% em comparação com 2019.
- Poupança de recursos com a digitalização. Em 2020, 90% das faturas recebidas e 79% das faturas emitidas eram digitais. Com esta, e muitas outras medidas, a BRITA está a evitar o consumo de papel, resíduos e emissões com os seus fornecedores e clientes.
- Energia. Em 2020, 50% das necessidades de eletricidade foram cobertas por eletricidade verde certificada. De acordo com o seu objetivo de emissões, a BRITA continuará a impulsionar a mudança para eletricidade certificada.
- Resíduos e águas residuais. Em 2020, foi produzido um total de 3.659 toneladas de resíduos, aproximadamente 2% menos do que em 2018. Mais de 80% dos resíduos gerados em 2019 foram reciclados em 2020. A empresa está atualmente a explorar a utilização de caixas reutilizáveis para outros produtos, bem como a procurar formas criativas de reduzir o desperdício que geram. No que diz respeito às águas residuais, a BRITA assegura uma monitorização permanente e controlos rigorosos do limite de valores da água, e o seu cumprimento é verificado várias vezes por ano por um organismo externo e independente. Até agora, não se registaram incidentes e nenhuma massa de água foi poluída.
O Relatório de Sustentabilidade 2020 da BRITA pode ser consultado na íntegra em: www.brita.es/sostenibilidad.