Teresa Virgínia, Diretora de Marketing e Comunicação na Microsoft Portugal, fala-nos sobre as conquistas da empresa na área da sustentabilidade e como o seu compromisso com o ambiente está a ser posto em prática.
A Microsoft apoia comunidades locais que operam com datacenters através de programas para reduzir a poluição local, melhorar a qualidade do ar e cortar com as emissões de carbono. Em que consistem estes programas e de que forma a tecnologia pode ajudar na mudança para um mundo mais sustentável?
A sustentabilidade está no centro de como a Microsoft trabalha. Um bom exemplo é a forma como inovamos para que os nossos datacenters sejam cada vez mais verdes, mas vamos para além disso: estendemos os nossos objetivos de sustentabilidade ao ambiente e comunidades que os rodeiam. Estamos ativamente envolvidos em mais de 40 projetos em todo o mundo que têm um impacto local e e procuram melhorar os resultados ambientais, como por exemplo, a otimização do uso de água em hospitais regionais da África do Sul; reflorestamento na Irlanda; restauração dos habitats naturais para castores no estado de Washington; e muitos mais.
Na Microsoft acreditamos que a tecnologia pode ajudar-nos a todos, em qualquer parte do mundo, a construir um futuro mais sustentável. A tecnologia pode ajudar-nos a conhecer o impacto ambiental, a reduzir as emissões com tecnologia inteligente e a acelerar o progresso com soluções sustentáveis.
A Microsoft assume um compromisso com o planeta e a prova disso são os esforços feitos para atingir uma economia NetZero. Que medidas gostaria de salientar?
A Microsoft tem como objetivo ser carbono negativa em 2030 e remover todo o carbono emitido, desde a sua fundação, até 2050. Para isso temos um plano muito bem detalhado e que assenta em 7 princípios:
- Iremos basear continuamente o nosso trabalho na melhor ciência disponível e na matemática mais precisa.
- Assumir a responsabilidade pela nossa pegada de carbono, podendo reduzi-la em mais da metade e remover mais carbono do que emitimos a cada ano.
- Através do Fundo de Inovação Climática, no valor de um bilião de dólares, acelerar o desenvolvimento de tecnologias de redução e remoção de carbono.
- Desenvolvimento e implementação de tecnologia digital para ajudar os nossos fornecedores e clientes a reduzir as suas pegadas de carbono.
- Publicação do Relatório de Sustentabilidade Ambiental anual que detalhará com transparência o nosso progresso, com base em sólidos padrões de relatórios globais.
- Apoiaremos novas iniciativas de políticas públicas para acelerar as oportunidades de redução e remoção de carbono.
- Reconhecemos que nossos colaboradores são o nosso maior ativo no avanço da inovação e criaremos novas oportunidades para capacitá-los a colaborar com os nossos esforços.
No relatório de sustentabilidade de 2020 asseguraram uma poupança de 1.3 milhões de toneladas de emissões de carbono através de RFP. Conseguiram atingir essa meta?
A Microsoft em julho de 2020 comprou a remoção de 1,3 milhão de toneladas de carbono a 15 fornecedores em 26 projetos em todo o mundo, resultantes de um único RFP em que teve um total 189 repostas. A meta que nos tinhamos proposto era um milhão de toneladas, pelo que excedemos largamento o objetivo a que nos propusemos.
Se por um lado, acreditamos que esta foi a maior compra de remoção de carbono que qualquer empresa já fez, contribuindo para a criação de um mercado económico novo e dinâmico que o mundo precisa, por outro lado, sabendo o que precisamos fazer até 2030, esta é apenas uma etapa inicial. Aprendemos muito com este processo e desenvolvemos um relatório detalhado sobre como e o que fizemos de forma a que as organizações em todo o mundo possam beneficiar da nossa aprendizagem ( RE4MDlc (microsoft.com)).
Qual o impacto ambiental dos projetos de reabastecimento de água financiados pela Microsoft?
Em 2030, teremos um consumo positivo de água, o que significa que reporemos mais água no ambiente do que aquela que utilizamos a nível global. A nossa estratégia de reposição incluirá investimentos em projetos como restauração de zonas húmidas e remoção de superfícies impermeáveis (como asfalto), o que ajudará a repor a água em cerca de 40 bacias, onde temos as nossas operações.
Para a Microsoft os resíduos são sinónimos de oportunidades. De que forma conseguiram desviar 60mil toneladas de resíduos dos aterros sanitários?
Através dos dados. Estamos a investir na digitalização de todos os dados de resíduos da empresa, identificando as oportunidades de melhoraria de recolha de resíduos: estamos a usar tecnologia para rastrear os relatórios de resíduos, usando Power BI para visualizar a cadeia do lixo eletrônico e Power Apps para capturar dados perdidos em tempo real. Mas o impacto maior é o que fazemos com os nossos clientes e parceiros, onde estamos envolvidos em inúmeros projetos no campo dos resíduos, como blockchain para a circularidade, IoT para diminutir o desperdício da comida, melhoria da circularidade atrávés de inteligência artificial, HoloLens e inteligência artificial para recolher plásticos nos rios e mares, e muitos outros.
Quais os próximos passos da Microsoft para tornar o mundo mais verde?
Não será fácil atingir o objetivo de sermos carbono negativos até 2030, mas acreditamos que é o objetivo certo. E com o compromisso certo, é uma meta alcançável. Precisamos continuar a aprender e a adaptar, tanto nas nossas operações, como, e ainda mais importante, em estreita colaboração com os nossos clientes e parceiros à volta do mundo, e será sempre por aí que teremos o nosso maior impacto. Temos um bom plano bem com uma visão clara, mas temos ainda problemas para resolver e tecnologias que precisam ser inventadas. Por isso, e mais do que nunca, agora é hora de trabalhar!
Teresa Virgínia
Na Microsoft Portugal desde 2011, assumiu em julho de 2020 a Direção de Marketing e Comunicação da Microsoft Portugal. Previamente foi Diretora do do Produto Microsoft 365 em Portugal,com a missão de acelerar a transformação digital e a segurança do ambiente de trabalho nas organizações portuguesas. Anteriormente desempenhou ainda várias funções ligadas ao Marketing, operações e gestão de Parceiros.
Licenciada em Economia pela Universidade Católica Portuguesa, tem mais de 20 anos de experiência em Marketing, tendo trabalhado ainda em diferentes indústrias: Fast Consumer Goods ; Retail ;Telcos e Digital Advertising. Apaixonada por viagens, com mais de 70 países visitados, já deu a volta do Mundo durante 6 meses.