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A Springfield, marca de casualwear pertencente ao grupo Tendam, acaba de iniciar a primeira etapa de reflorestação em Portugal no âmbito do projeto #SpringfieldFlorest, devolvendo riqueza florestal ao município de Gavião.

Dia 21 de março, data em que se assinalou o Dia Internacional das Florestas, o encontro estava marcado na zona de Varandas do Tejo – Alamal. Esta foi a primeira tranche de um total de 20.000 árvores autóctones que serão plantadas em aproximadamente 25 hectares.

A ação foi operacionalizada pela Anefa em parceria com a Câmara Municipal de Gavião, e envolveu voluntários e instituições de ensino da zona, utilizando um sistema manual que permite uma plantação mais localizada.

Pequenas ações que mudam o mundo.

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“Free Trees For Portugal” é a nova iniciativa que junta o Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente (GEOTA) e a Gone West, associação responsável pela plantação de árvores, com o  objetivo de ajudar a combater a desflorestação em Portugal durante o ano 2022 através da plantação de 110 mil árvores. O medronheiro, o carvalho alvarinho e o pinheiro manso são algumas das espécies que vão ser plantadas.

“Através do projeto Renature Monchique, o GEOTA tem vindo a formar uma frente ativa no combate à desflorestação em Portugal e a parceria com a Gone West vem criar metas mais ambiciosas e, mais do que tudo, ajudar a construir um país mais verde e sustentável, algo que nos deixa muito orgulhosos. Contribuir para o bem-estar da sociedade e mitigar os efeitos das alterações climáticas são os nossos principais objetivos”, afirma Miguel Jerónimo, Coordenador do projeto Renature Monchique do GEOTA.

Marika Luiati, Chefe de Operações da Gone West acrescenta que “durante muitos anos, Portugal tem vindo a sofrer os efeitos das alterações climáticas e da desflorestação. Além disso, são cada vez mais os casos de desertificação e do desenvolvimento de espécies invasoras que levam a incêndios florestais e à destruição da terra. Queremos, por isso, ajudar a contrariar esta tendência e contribuir para a prosperidade das gerações futuras”.

Desde 2018, a Gone West plantou árvores em mais de 30 hectares em Portugal. Já o GEOTA, através do projeto Renature Monchique, replantou 137 mil árvores na Serra de Monchique, após os incêndios de 2019. Juntos, procuram combater os efeitos da desflorestação e das alterações climáticas, promover florestas mais resistentes a incêndios florestais, proteger a vida selvagem e incentivar ao maior envolvimento das comunidades locais.

A iniciativa conta ainda com o contributo dos patrocinadores One Tree Planted e Arbor Day Foundation. A iniciativa “Free Trees for Portugal” trabalha com cerca de 30 projetos, desenvolvidos em território nacional, com o objetivo de plantar cada vez mais árvores endémicas e motivar as próximas gerações a cuidar das florestas no plano ambiental, social e económico. Todos os interessados em fazer parte desta iniciativa em futuros projetos, podem encontrar mais informações e o formulário de candidatura aqui.

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Idealizada para a mulher ousada que gosta de viver a vida por inteiro, a marca de moda sustentável, Capsula Organic Brand lança Essence, lança uma coleção repleta de peças que acompanham os momentos do dia-a-dia sem comprometer o conforto.

Inspirada nos contrastes de cores e nas paisagens vinhateiras do Douro, a coleção outono-inverno de Capsula pretende incentivar as mulheres a desfrutar da natureza e da cultura portuguesa. Destaca-se a utilização de materiais orgânicos, como o linho e o algodão, para a produção de malhas, nas quais a intemporalidade dos tons neutros e a ousadia do azul e tijolo resultam em peças que se adaptam a todas as mulheres. Versáteis para diferentes ocasiões, Essence é composta por vestidos, saias compridas, minissaias e camisas, apostando em franjas para lhes dar um acabamento divertido e diferente.

Num contexto de slow fashion, os modelos intemporais de Capsula Organic Brand – produzidos em pequenas fábricas locais em Portugal com materiais sustentáveis – procuram sensibilizar as pessoas a adotarem um estilo de vida consciente com escolhas responsáveis a fim de diminuir o impacto ambiental.

Assim, Capsula por ser uma marca orgânica que zela pelo ambiente, em conjunto com a associação Plantar uma Árvore, criou um movimento de moda consciente em que por cada compra de um vestido uma árvore é plantada. Este é um “movimento plantado” de norte a sul do país e nos Açores, em que cada peça comprada ajudará esta causa ambiental.

Na nova coleção fotografada nas vinhas do Douro, pretende valorizar o que Portugal tem para oferecer, desde o vinho às paisagens de cortar a respiração disponibilizando, no seu website, um roteiro pelo Douro Vinhateiro com sugestões para alojamento, refeições e atividades.

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