Etiqueta:

portugal

Termina hoje a Consulta Pública do Estudo  “Levantamento do Potencial de Desenvolvimento do Regadio de Iniciativa Pública no  Horizonte de uma Década”. O GEOTA, a ANP|WWF, a SPEA, a LPN e o proTEJO apresentam o seu parecer negativo, deixando cinco considerações que afirmam ser  críticas no que toca ao desenvolvimento do regadio em Portugal: 

  1. O estudo é setorial, com objetivos estritamente económicos, não integrando as componentes ecológicas e sociais enfatizadas pela nova Política Agrícola Comum Europeia, onde é referido que “a agricultura e as zonas rurais são fundamentais para o  Pacto Ecológico Europeu”. 
  2. O estudo não considera o trade-off entre a produtividade agrícola e a preservação dos recursos hídricos, edáficos e da biodiversidade, todos essenciais, uma vez que a sobre-exploração destes recursos naturais ameaça a própria agricultura e o meio  ambiente. 
  3. A consideração do património natural e cultural é meramente descritiva, não sendo integrada como critério de avaliação para definição dos projetos de regadio, que abrangem mais de 127.000ha, o que corresponde a um acréscimo de 22% da superfície agrícola regada a nível nacional, que se junta ao acréscimo de 21% observado entre  2009 e 2019, conforme dados do Recenseamento Agrícola de 2019. 
  4. Não está fundamentada a substituição de águas subterrâneas por superficiais, o que coloca a atividade agrícola na dependência exclusiva de águas superficiais. A diversificação das origens da água é uma das chaves para o aumento da resiliência  e da capacidade de adaptação à seca e às alterações climáticas. 
  5. O “Projeto Tejo” continua a ser equacionado como forma de assegurar a expansão do regadio, apesar dos grandes impactos ecológicos, sociais e económicos associados. Da mesma forma, o empreendimento de Fins Múltiplos do Alqueva, apesar dos graves  impactos ambientais, culturais e sociais, é considerado uma referência e um caso de  sucesso, sendo usado como argumento para justificar o investimento na construção de  novas barragens, sem considerar outras práticas sustentáveis e regenerativas  alternativas ao regadio. 

As cinco Associações Ambientalistas afirmam, no entanto, que o estudo em consulta  pública apresenta elementos positivos, nomeadamente a defesa do regadio eficiente  com a promoção nos investimentos previstos para reabilitação de regadios existentes e as intervenções previstas no âmbito do reforço da segurança das barragens atualmente  em funcionamento.

Ainda assim, estes pontos não se apresentam como suficientes, pelo que as  Associações apelam para a necessidade de que o estudo considere também os  impactos negativos da expansão do regadio, e que equacione práticas agrícolas  alternativas que sejam benéficas ou menos prejudiciais para a economia, o ambiente e  a sociedade. 

subscrever newsletter

49 visualizações

Os temas centrais são a Corc Yoga e a escolha da cortiça como material principal para os tapetes de yoga, mas a entrevista é muito mais do que isso. É uma viagem sobre o que apaixonou Christine Moghadam em Portugal, tudo o que descobriu sobre a cortiça e quais as suas preocupações e ações para promover a saúde mental. E o que ainda está por vir.

Como é que uma americana se apaixona por Portugal e por uma matéria-prima portuguesa? 

Com muitos dias de sol por ano, Portugal é um destino cativante, repleto de uma cultura vibrante, paisagens de cortar a respiração, história rica, pratos deliciosos e simpáticos habitantes. O povo português é uma nação hospitaleira e acolhedora.

Portugal é um país seguro, limpo e acessível e tem um pouco de tudo, para todos.  Para qualquer americano que se fascine com a cultura de um país e com a sua história, Portugal oferece uma mistura perfeita de ambas. 

 

Porquê a cortiça e porquê o Yoga? 

Durante a minha estadia em Portugal, senti uma forte ligação com o povo e a cultura. Lembro-me de caminhar por um mercado em Lisboa e deparar-me com belas pulseiras de cortiça. Despertou-me curiosidade e comecei a ver cortiça por todo o lado. Pouco tempo depois aprendi que Portugal é o maior produtor de cortiça, produto de um sobreiro que regenera a sua própria casca. Tendo crescido no Noroeste do Pacífico, conhecido como a parte mais verde da América do Norte, sempre tive um profundo amor pela natureza. 

Quando cheguei a casa vinda de Portugal, senti-me na obrigação de encontrar uma forma de retribuir a este país que sentia como a minha segunda casa. Passei um ano a aprender sobre cortiça, contactando com fabricantes em Portugal e tendo como plano regressar com os meus filhos no ano seguinte.

Ao descobrir mais sobre o processo de fabrico da cortiça e a sua história profundamente enraizada em Portugal, senti o apelo para construir um negócio em torno deste material, com o objetivo de retribuir aos outros, particularmente à comunidade ligada à saúde mental. As propriedades da cortiça são importantes para mim, não só porque este é um material biodegradável e sustentável, mas também porque a sua exploração apoia as famílias que fizeram desta indústria o seu sustento.  

Fiquei muito comovida com o processo de extração, vi como o descortiçamento está realmente a curar a árvore e percebi que o sobreiro é um verdadeiro símbolo de sustentabilidade, prosperidade e regeneração. 

Como mãe de dois rapazes ativos, procuro sempre ter tempo para mim e vi no yoga um escape, mas o desafio era sempre arranjar tempo para o fazer. Também sabia que a comunidade do Yoga tem como preocupações o ambiente e as práticas sustentáveis. Decidi que um tapete de yoga seria uma forma perfeita de incluir todos os elementos extraordinários da cortiça.

A Corc Yoga está empenhada em fornecer os produtos de yoga mais naturais aos iogues e entusiastas do bem-estar, em todo o mundo, ao mesmo tempo que apoia práticas sustentáveis, salários justos e um meio ambiente limpo. Através do yoga, acreditamos que podemos ajudar a colmatar a lacuna entre a saúde mental e física. Por cada tapete de yoga vendido, a Corc Yoga doa uma percentagem para apoiar uma variedade de programas de saúde mental para jovens, incluindo o nosso parceiro em Portugal, a Desafio Jovem.

 

cortiça em portugal

 

Estando na Califórnia, como identificou os fornecedores e qual a sua opinião em relação a trabalhar com fornecedores portugueses? 

Enquanto família multicultural, as viagens tornaram-se uma peça central da nossa vida.  Por isso, quando chegou a altura de identificar os nossos fornecedores, sabíamos que isso significava outra viagem a Portugal. 

Contactei a Associação Portuguesa de Cortiça para me encontrar pessoalmente com eles. O meu marido e filhos estavam ansiosos por se aventurarem comigo nesta viagem.

Passámos várias semanas em Portugal, reunindo-nos com vários fabricantes e fornecedores. Encontrámos um fornecedor que estava disposto a juntar-se a nós no desenvolvimento do nosso tapete de yoga. Fiquei inspirada pelas suas práticas empresariais éticas e sustentáveis e queria apoiar as pequenas empresas. 

Embora as barreiras linguísticas possam, por vezes, ser um desafio, é uma grande alegria trabalhar com estas empresas. (Estou a aprender português e espero melhorar a minha comunicação). Antes da pandemia, encontrei-me com os fornecedores com bastante frequência durante as minhas visitas a Portugal. Tornámo-nos bons amigos e não há uma vez que eu vá a Portugal e que não lhes faça uma visita.  

Para mim, o negócio não se resume a ganhar dinheiro, mas sim a construir relações de confiança a longo prazo com aqueles com quem colaboramos, porque se formos bem sucedidos, eles também o serão.

 

Comunidade, autocuidado, sustentabilidade e viagens são os principais valores da marca. Porquê estes e de que forma se revelam no negócio? 

Como filha de imigrantes, vi os meus pais trabalharem arduamente para construir o seu próprio negócio – aprendendo desde tenra idade que tudo é possível quando seguimos os nossos sonhos, quando trabalhamos afincadamente e quando mostramos compaixão pelos outros. Estes mesmos valores moldaram a Corc Yoga na marca única que é hoje em dia.

À medida que a Corc Yoga foi crescendo, o nosso compromisso para com a comunidade também cresceu. Ser capaz de oferecer um produto ecológico à comunidade de yoga e bem-estar já é suficientemente gratificante, mas além disso, também devolvemos uma percentagem de cada compra à comunidade que a iniciou e apoiamos organizações de saúde mental juvenil em Portugal.  Para além da nossa rede global de embaixadores, colaboramos com membros influentes das comunidades de yoga, saúde mental, e bem-estar. 

Os tapetes Corc Yoga são hipoalergénicos, antibacterianos, 100% sustentáveis e biodegradáveis, e uns dos poucos tapetes no mercado sem látex, borracha ou plástico.

Com a nossa dedicação à sustentabilidade, fazemos o nosso melhor para garantir que os nossos fabricantes obtêm, de forma responsável, a cortiça da mais alta qualidade oriunda das florestas de Portugal.  

O tapete Renew da Corc Yoga continua a ser a forma mais intimista de elevar a sua experiência de yoga. Ao utilizar este tapete, “aterra” a sua prática, ficando de pé sobre a casca de um sobreiro.

Cada tapete foi propositadamente batizado com o nome de uma cidade em Portugal, de acordo com o desenho do tapete, com a intenção de proporcionar aos nossos clientes um pouco da cultura do país.  

 

A Corc Yoga está ligada à produção dos tapetes de yoga, mas também promove retiros de bem-estar. Qual considera ser a importância destas práticas? 

Os nossos retiros são uma extensão da marca, concebidos para promover a cura interior e as viagens éticas numa altura em que tanto precisamos delas. São uma combinação ideal entre o bem-estar e a experiência cultural destinada a partilhar com cada hóspede os valores fundamentais do Corc Yoga: Cuidado pessoal, Comunidade, Sustentabilidade e Viagens. Cinco por cento de cada bilhete será doado para apoiar o nosso parceiro de saúde mental em Portugal.  O The Renewal será o nosso próximo retiro, em junho, e temos a esperança de desempenhar um pequeno, mas importante papel no relançamento do turismo e no apoio aos nossos parceiros locais na região do Alentejo. 

Todos os nossos professores e parceiros foram cuidadosamente selecionados pela sua ligação e contribuição de autenticidade para a marca.   

 

corc yoga - cortiça portuguesa

 

Qual considera ter sido o impacto da pandemia nas pessoas, nomeadamente no work-life balance? 

A pandemia isolou-nos, desafiando a nossa saúde mental. O atual nível de incerteza, levou-nos a temer o futuro e a questionar de que forma irá impactar o nosso trabalho e os nossos negócios. 

Tenho muitos amigos e familiares que perderam entes queridos, os seus empregos e fecharam os seus negócios em consequência da pandemia.  Tem sido devastador assistir a esta situação.  

Penso que um dos maiores desafios tem sido dar tempo e espaço para que possamos sofrer as perdas que esta pandemia provocou, descansar e também permitirmo-nos a sonhar e ser criativos.  Com a maioria de nós a trabalhar a partir de casa e com a vantagem das reuniões virtuais, a relação trabalho-vida mudou definitivamente.

Contudo, a outra mais valia para nós, que coabitamos com membros da família, incluindo os nossos filhos, é o facto de nos ter permitido passar mais tempo com os nossos entes queridos. Acredito ainda que a principal vantagem que podemos retirar desta situação é aprender a encontrar formas de apoio e alcançar aqueles que precisam de encorajamento. 

 

Sendo uma apaixonada por Portugal, que potencialidades identifica no nosso país para um mundo mais sustentável? 

Portugal é o maior produtor mundial de cortiça, fazendo quase 50% da oferta mundial. Aprendi com os meus colegas que as plantações de cortiça são um investimento a longo prazo, ou como diz o ditado em Portugal, plantamo-las para os nossos netos. 

A indústria da cortiça proporciona até 20.000 empregos sazonais em mais de 500 fábricas de produção de cortiça todos os anos, apesar de uma economia em movimento lento e taxas de desemprego mais elevadas do que a média. 

Com os esforços extraordinários por parte dos sobreiros para ajudar a compensar 10 milhões de toneladas de carbono por ano, Portugal está no bom caminho para o seu objetivo de reduzir as emissões de gases com efeito de estufa. No rumo para a sustentabilidade, lado a lado com o ecoturismo, Portugal é um líder reconhecido no setor.

 

yoga - cortiça portugal

 

Quais são as ambições da Corc Yoga, em Portugal e no mundo? 

Acreditamos que a Corc Yoga é parte da solução para resolver o problema dos resíduos e das alergias ao látex/plástico. 

O nosso objetivo é ter um impacto positivo no ambiente, nas nossas comunidades locais, proporcionar empregos e fazer a diferença no bem-estar mental e físico das pessoas. 

Esperamos também aumentar as nossas parcerias com centros de bem-estar e hotéis que também estão no caminho da sustentabilidade.

 

Quem desejar saber mais sobre os retiros de bem-estar da Corc Yoga ou adquirir um tapete em cortiça, onde poderá encontrar disponível? 

Podem visitar o nosso website em www.corcyoga.com para saber mais sobre os nossos tapetes de cortiça e o nosso retiro The Renewal.

Christine Moghadam

Christine Moghadam

Corc Yoga Founder

380 visualizações

A roupa desportiva é associada a conforto, mas o desafio de Jorge Castro, através da Perff Studio, foi chegar mais longe. Juntar ao conforto o luxo, utilizando matérias-primas sustentáveis e produção 100% portuguesa.

Está tudo explicado na entrevista.

Moda, luxo e sustentabilidade. Como surgiu a ideia da Perff Studio? 

A Perff Studio nasceu a partir da vontade de inovar de uma empresa têxtil vimaranense, a Pimba Importação e Exportação de Vestuário Lda, que queria criar uma marca própria e que, para isso, me contactou e me desafiou para desenvolver este projeto.

Sempre foi uma ambição minha criar algo que tivesse significado e que pudesse deixar uma marca no mundo e nas pessoas, por isso, após o convite que me foi endereçado pela Pimba, apercebi-me que aquela seria a altura certa para dar esse salto.

Nos últimos anos, e devido à minha anterior experiência profissional, tive a oportunidade de viajar com muita regularidade até às grandes capitais da moda.

Nessas viagens, e dado o meu gosto pela prática desportiva, fui-me apercebendo de que havia uma oportunidade no mercado, algo que pudesse aliar a moda à performance.

Com consciência de que o que aqui (em Portugal) é feito é produzido com a máxima qualidade, percebi que, se temos know-how e capacidade para produzir para grandes marcas internacionais, também deveríamos ter know-how e capacidade para produzir em nome próprio – e foi isso que procurei concretizar.

Foi então que surgiu a oportunidade de criar uma nova visão, um novo conceito, uma fusão contemporânea de moda e performance, que permite às pessoas ativas desfrutar do conforto e de todos os benefícios da roupa desportiva, quer durante a atividade física quer no seu dia-a-dia, nunca comprometendo a sua elegância e sofisticação. Com a ambição de criar design de topo e produtos de alta qualidade, foi então que, em novembro de 2017, nasceu a Perff Studio.

perff studio - roupas desportivas sustentáveis

De que forma a sustentabilidade impacta o processo de produção da Perff Studio? 

A sustentabilidade é parte integrante da Perff Studio desde o seu primeiro dia. Aliás, a primeira legging lançada pela marca em 2017 já era feita a partir de materiais reciclados, nomeadamente a partir de Econyl – fio regenerado a partir de resíduos do fundo do mar, por isso a sustentabilidade sempre fez parte do cerne da marca.

A marca nasceu com o propósito de deixar uma marca no mundo e nas pessoas e isso só poderia ser feito tendo como base a preocupação com a sustentabilidade. Não pretendemos que a sustentabilidade seja o fator distintivo da marca, mas sim algo intrínseco à sua identidade. 

A sustentabilidade faz parte da nossa essência. Desde matérias-primas, passando pelos processos de fabrico, até aos produtos finais, defendemos os nossos valores ecológicos e esforçamo-nos por tomar decisões inteligentes e amigas do ambiente.

 

Referem as malhas Econyl como das mais usadas nas vossas peças. No que consistem estas malhas? 

Na Perff Studio utilizamos malhas sustentáveis de alta performance e qualidade. Grande parte das peças é, efetivamente, produzida a partir de malhas feitas a partir de Econyl, isto é, fio que é composto por materiais de pós-consumo como redes de pesca e plásticos industriais.

Os resíduos recolhidos do fundo do mar utilizados na produção deste tecido são requalificados, deixando de prejudicar/poluir os oceanos. Para além do Econyl, utilizamos também Reco Nylon (fio de nylon produzido a partir de desperdícios do processo produtivo) e temos também na nossa coleção peças feitas a partir de fibras naturais orgânicas.
Neste momento, podemos afirmar que todos os produtos são feitos a partir de materiais sustentáveis e que a percentagem de produtos feitos a partir de materiais reciclados ultrapassa os 60%.

perff studio - roupas de luxo sustentáveis

 

Os produtos Perff referem características como não engelhar e conforto no corpo. Qual a relação com as malhas recicladas que usam? 

Mais do que a performance, procuramos sempre as melhores malhas que garantam o maior conforto para usabilidade. Felizmente, conseguimos encontrar e incorporar estas tecnologias utilizando fio produzido a partir de material regenerado.

 

Slow Fashion é a resposta da moda às exigências de um mundo mais sustentável. O que é para a Perff o Slow Fashion e de que forma está incorporado na vossa roupa? 

Para nós a sustentabilidade começa no design. Procuramos desenvolver peças que são versáteis, intemporais e duradouras, e qualquer pessoa vai apreciar usá-las durante longos anos.

Criar algo que dure durante longos anos, mantendo sempre a elegância, nunca passando de moda, e estando sempre a par das necessidades do dia-a-dia das pessoas permite-nos desenvolver soluções com um menor impacto ambiental e, ao mesmo tempo, diferenciar e valorizar o design das nossas peças. Acreditamos que o segredo do slow fashion é exatamente este, menos quantidade, maior durabilidade e qualidade: menos é mais.

 

A parte social é um dos pilares da Sustentabilidade e a vossa produção é 100% portuguesa. Que critérios usam na escolha dos vossos fornecedores e parceiros? 

Temos a plena noção de que as pessoas com as quais trabalhamos são parte imprescindível do sucesso da marca. Por isso, é primordial que elas se sintam reconhecidas e valorizadas pelo trabalho que todos os dias desenvolvem. Temos muito orgulho de afirmar que a produção da Perff Studio é 100% feita em Portugal, mais propriamente no norte do país, e por isso todo o processo de fabrico é realizado num raio de 30km.


A escolha dos nossos parceiros recai, sobretudo, de acordo com a sua capacidade de inovação tecnológica e as suas práticas sustentáveis e, principalmente, sociais. O facto de trabalharmos de perto com os nossos parceiros, permite-nos aferir e garantir que todos os colaboradores têm acesso a condições de trabalho e remuneração dignas, e que seja promovida a defesa dos seus direitos.

perff studio - roupas de luxo desportivas sustentáveis

Têm algum produto que se destaque em vendas? Conseguem identificar a que se deve essa preferência dos clientes? 

Podemos destacar dois produtos, que são, indubitavelmente, as nossas peças mais vendidas: a legging Intuition e o macacão Out of the cage.

Temos a plena noção que estas peças são as preferidas dos nossos clientes por englobarem um design minimalista, distinto e sofisticado aliados um elevado conforto e performance, o que faz com que as pessoas se sintam seguras e confortáveis quando as estão a usar. Para além disso, ambas as peças são feitas a partir de malhas que incorporam materiais reciclados, conferindo assim uma característica distintiva extra às peças: a sustentabilidade. São peças versáteis, para usar durante anos.

 

Quem é o vosso cliente-tipo? 

A marca foi criada com o intuito de responder às necessidades de um cliente exigente, atento ao detalhe, que compra com consciência, que gosta de praticar desporto e do conforto que a roupa desportiva confere, sem nunca descurar a elegância e a sofisticação em todas as situações do dia-a-dia. 

 

A pandemia fez crescer as vossas vendas online. Sentem que foi uma mudança do canal de compra, ou a própria situação está a fazer pessoas investirem mais em si e na sua saúde, através do desporto?

Apesar da crise que se instalou face a esta pandemia, as nossas vendas aumentaram substancialmente neste último ano. Creio que este crescimento, para além de estar associado ao aumento da notoriedade da marca nos diversos mercados de atuação, deve-se bastante a uma grande mudança no modo como as pessoas passaram a fazer compras durante a pandemia.

Com as políticas de isolamento social a forçar o encerramento das lojas físicas em vários países, o e-commerce viu o enorme crescimento e passou a ser uma opção “segura” e prática para os consumidores. Para além disso, creio que a pandemia também trouxe uma maior consciencialização acerca dos hábitos de vida saudável para as pessoas. A ideia de que o desporto contribui para uma vida saudável fez com que mais pessoas passassem a adotar novas práticas desportivas, como forma de prevenção de doenças e proteção da sua saúde física e mental.

Toda a gente teve de se adaptar e transformar os seus hábitos de vida e de consumo, hábitos esses que acredito que se vão permanecer na nossa sociedade nos próximos anos.

Estas mudanças foram significativamente positivas para nós, uma vez que o nosso maior canal de venda é online e, acima de tudo, porque o nosso produto responde às atuais necessidades das pessoas: são versáteis, confortáveis e permitem que uma pessoa se sinta sempre confiante, mesmo estando em casa.

perff studio - roupas materiais sustentáveis

 

Onde podemos encontrar a Perff Studio e que planos tem para o futuro? 

Neste momento, podemos encontrar a Perff Studio online no nosso website (www.perff.com) e em marketplaces como a La Redoute, em França, e a Zalando, na Alemanha. Estamos também presentes em lojas físicas no Reino Unido e em Malta.

Se não estivéssemos a atravessar esta fase de pandemia, os próximos passos da marca, além da contínua aposta no digital, também seriam, certamente, a aposta em lojas físicas. No entanto, dada a conjetura atual no setor do retalho, tivemos de alterar um pouco a nossa estratégia, dando enfoque à nossa presença digital e à abertura de novos mercados.

Nesta ótica, iremos apostar ainda mais em estratégias de marketing de influência, uma vez que acreditamos que esta é uma das formas mais interessantes de a marca se aproximar do seu público. Para além disso, iremos apostar na presença em marketplaces a nível europeu, com o intuito de introduzir a marca em novos mercados.

Jorge Castro

CEO da Perff Studio

Empreendedor por natureza e apaixonado pelo que faz, Jorge Castro, co-fundador e CEO da Perff Studio, tem a ambição de deixar uma marca positiva no Mundo. A busca por novos desafios é algo que o caracteriza, tendo já no seu percurso a experiência no desenvolvimento, implementação e digitalização de várias marcas.

Ávido desportista, é no mar onde encontra o seu espaço de reflexão e de harmonia com a natureza. A literatura é outro dos seus passatempos, e é através dos livros que encontra uma forma de aprendizagem e de desenvolvimento pessoal.

Os números e a inovação sempre foram o seu forte, o que o levou a estudar Engenharia e Gestão Industrial pela Universidade do Minho. No entanto, a sua sensibilidade estética e o gosto pela moda, a par do seu lado mais criativo, levaram-no a frequentar uma pós-graduação em E-business & Marketing Digital e a estudar o universo do luxo, ao integrar a pós-graduação em Luxury Brand Management na Catolica Lisbon School of Business and Economics. 

Jorge Castro, com uma visão global, criou, através da Perff Studio, uma marca que, à sua semelhança, pretende aliar o melhor da performance e da moda, de uma forma sustentável.

538 visualizações