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A Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP) aderiu ao Pacto do Porto para o Clima, uma iniciativa da  Câmara Municipal do Porto que tem como objetivo atingir a neutralidade carbónica da cidade em 2030, através  do envolvimento ativo dos diferentes atores da sociedade. 

Para Cristina Pimentel, presidente do Conselho de Administração da STCP “a assinatura deste Pacto responde à  estratégia que a maior operadora de transportes da AMP – Área Metropolitana do Porto tem promovido nos  últimos anos”, destacando como exemplo, “o processo de renovação de frota que a STCP está a levar a cabo desde 2018, situação que permitiu reduzir significativamente as emissões de CO2 dos seus veículos e contribuir  ativamente para a qualidade de vida das populações dos concelhos nos quais tem operação”, acrescentando  ainda que “a empresa está a preparar a documentação para a aquisição de 48 novas viaturas 100% elétricas, via  concurso internacional”. 

A STCP é detentora das certificações do Sistema de Gestão da Qualidade e do Sistema de Gestão Ambiental,  pela APCER (Associação Portuguesa de Certificação), que reconhecem a aplicação das melhores práticas  do setor pelo trabalho que tem vindo a ser desenvolvido ao nível da inovação e qualidade, bem como em termos  de competitividade e de desenvolvimento sustentável na vertente ambiental, e da promoção de um Ambiente de  Trabalho Saudável (2010, Organização Mundial de Saúde –OMS) aos seus colaboradores. 

O Pacto do Porto para o Clima foi lançado a 31 de janeiro, sendo a adesão voluntária, não vinculativa e sem  custos por qualquer pessoa ou organização, independentemente da dimensão, ação prévia ou personalidade  jurídica.

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A STCP – Sociedade de Transportes Colectivos do Porto conta com mais cinco autocarros 100% elétricos, dando por concluída a ação de renovação de frota, que está em curso desde abril de 2018 e tem como pressuposto garantir a crescente descarbonização da operação. 

As novas viaturas garantem uma autonomia mínima de 250 Km e capacidade máxima de lotação de 90  passageiros por veículo, sendo totalmente acessíveis a clientes de mobilidade reduzida. Estão equipadas com  várias tecnologias “de ponta” no apoio à condução/segurança e utilizam materiais, de última geração, para  redução de impacto ambiental. 

A entrada em atividade destas cinco viaturas 100% elétricas, com zero emissões de poluentes, permitirá no  seu conjunto uma redução anual de cerca de 441 toneladas de CO2 equivalente, comparativamente com um  cenário em que continuassem a circular cinco das viaturas antigas que foram, entretanto, abatidas. 

Manuel Queiró, presidente da STCP, afirma “tratar-se de mais uma conquista que irá beneficiar os passageiros e as populações envolventes, através da garantia da prestação de um serviço tecnologicamente mais  avançado, seguro e confortável e que, ao mesmo tempo, diminui a sua pegada ambiental”. 

As novas viaturas movidas a energia 100% elétrica, do fabricante Zhongtong Bus (ZT Bus), foram obtidas ao  abrigo do II aviso do PO SEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos que  permitiu a substituição de veículos em fim de vida (com mais de 16 anos), com o objetivo de prestar às  populações um serviço de maior eficiência, em termos económicos e ambientais, e reduzir significativamente  as emissões de carbono. 

Ao longo destes últimos quatro anos, e com um investimento global de cerca de 70M€, a STCP passa a deter um conjunto de 274 viaturas mais limpas, mais eficientes  energética e economicamente (254 movidas a Gás Natural e 20 autocarros 100% elétricos). Neste âmbito, 65%  da frota da STCP foi alvo de substituição durante este espaço temporal. 

Este projeto de renovação da frota da STCP foi cofinanciado pelos Aviso I e Aviso II do PO SEUR Portugal 2020  – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos. Graças a este Programa, o mix  energético da frota da maior operadora de transportes coletivos de passageiros da AMP – Área metropolitana  do Porto, que contabiliza 420 autocarros, passa a ser composto por 79% CNG, 5% eletricidade e 16% diesel. 

Os cinco autocarros Zhongtong Bus foram fornecidos pela empresa portuguesa a EF – Mobilidade Elétrica,  representante da marca em vários mercados da União Europeia. A ZT Bus está entre os cinco maiores  fabricantes mundiais de autocarros, o segundo maior no que diz respeito à produção de autocarros elétricos  e o primeiro relativamente a autocarros movidos a hidrogénio, sendo uma empresa certificada pela ISO 14001, empenhada na redução da pegada ambiental dos seus produtos. 

Características sobre as novas viaturas Euro ZT Bus 

Dimensões 

  • Comprimento: 12,2 m 
  • Altura máxima: 3,2 m 

Conforto e acessibilidade 

  • Maior lotação:
    – 28 lugares sentados
    – 62 lugares em pé
  • Acessos para mobilidade reduzida:
    – 1 lugar PMR
    – Rampa manual na porta da Frente
    – Low floor (sem degraus no corredor interior) 

Segurança

  • Sistema anticolisão 
  • Sistema de deteção de faixa de rodagem  
  • Sensor de luzes 
  • Sistema de vigilância “Brigade” 

Ecologia

  • 100% elétrico 
  • Zero emissões poluentes 
  • Materiais de última geração com menor impacto ambiental 
  • Em 4.000.000 kms com zero emissões (vs diesel Euro VI):
    – Poupança de 2M€ em fonte de energia
    – Poupança de 1052 tep (toneladas equivalentes de petróleo)
    – Poupança de 4164 t CO2

Rentabilidade

  • Potência: 260 KW (348 cv) 
  • Maior autonomia (mínimo 250 km) 
  • Maior capacidade operacional 
  • Menor custo por km/passageiro 

Desde o início do ano que a STCP opera com energia 100% renovável.

 

PO SEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos 

O apoio a medidas de eficiência energética, a redução dos consumos energéticos e a descarbonização nos  transportes públicos de passageiros é uma prioridade do Acordo de Parceria do Portugal 2020, celebrado entre  Portugal e a Comissão Europeia.  

POSEUR-07-2016-71 e STCP 

Candidatura anunciada em 2017, que contemplava a aquisição de 188 autocarros 

Processo com início de entregas em abril de 2018 e concluído a 31 de dezembro de 2020 As aquisições consideram: 

  • 173 viaturas movidas a Gás Natural Comprimido; 
  • 15 viaturas 100% elétricas; 
  • Construção de um novo posto de abastecimento a gás (Estação de Recolha da Via Norte); Instalação de postos de carregamento para veículos elétricos (Estação de Recolha de Francos). 

POSEUR-07-2018-10 e STCP 

Candidatura anunciada em abril de 2019, que contemplava a aquisição de 86 autocarros Processo com entregas a decorrer entre março e outubro de 2021 

As aquisições consideram: 

  • 81 viaturas movidas a Gás Natural Comprimido; 
  • 5 viaturas 100% elétricas; 
  • Renovação do posto de abastecimento a gás (Estação de Recolha de Francos); 
  • Instalação de carregadores para os 5 veículos elétricos (Estação de Recolha de Francos).

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