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De que forma as marcas de luxo podem contribuir para a sustentabilidade? Foi isso que tentamos perceber numa entrevista a Luís Santos, o Loyalty & Brand Manager Volvo Cars Portugal.

Como surge esta iniciativa/parceria entre a Volvo e a 3.1 Phillip Lim ?

Esta iniciativa nasce de um alinhamento comum em relação aos valores aliados à sustentabilidade, e da utilização de materiais produzidos a partir de fontes recicladas e de origem biológica. Este projeto visa ilustrar como podemos efetuar uma nova abordagem a um setor (a moda) que partilha materiais, como o couro, comuns à indústria automóvel. Foi uma oportunidade de pensar de forma diferente, de materializar e redefinir o que para nós, será o novo conceito de luxo – Luxtainability – o luxo ou excelência sustentável, que no fundo é um desejo por materiais sustentáveis, sem comprometer a qualidade.

 

De que forma a produção dos produtos é sustentável? Não em relação ao produto final, mas sim em relação à produção completa do produto.

Esta mala é produzida com materiais reciclados sustentáveis, aproveitados de garrafas PET, materiais orgânicos de florestas sustentáveis na Escandinávia, desperdícios de rolhas da indústria dos vinhos, etc. Este novo material, que designamos por Nordico é comum também ao interior dos novos automóveis 100% elétricos da Volvo, como o C40 Recharge. Desta forma, garantimos que estamos a dar um passo em frente em rumo a ter, cada vez mais, automóveis mais sustentáveis no seu global.

Qual o contributo deste acessório de moda para a sustentabilidade?

Esta acessório de moda, a mala de fim de semana Volvo X 3.1 Philip Lim, é acima de tudo, para nós, um símbolo. Representa o futuro, representa um token e um sinal de como podemos mudar e ser mais sustentáveis. Acima de tudo, simboliza um pensar diferente que sempre caracterizou ambas as marcas (Volvo e a 3.1 Philip Lim). A capacidade de repensar, de ter um papel interventivo e responsável em cada uma das indústrias (automotive + moda).

 

Onde é que os clientes vão poder adquirir este acessório de moda?

Esta mala é uma edição exclusiva, criada como um símbolo. Por esse motivo não vai estar disponível para compra, pois acreditamos que serve um propósito maior: alertar e consciencializar a sociedade de que é possível agir de forma diferente, mais responsável e acima de tudo, sustentável.

Vêm esta parceria como uma maneira de se conseguirem posicionar como uma marca que se preocupa com o meio ambiente, ou como uma chamada de atenção para as outras marcas de luxo terem consciência da importância de se tornarem cada vez mais sustentáveis?

Acima de tudo, vemos esta parceria como uma possibilidade de alertar e apelar à tomada de consciência por parte da indústria automóvel e da moda, para a necessidade de termos todos um papel importante e ativo na construção de um mundo mais sustentável. O compromisso da Volvo para com o ambiente não vem de agora: é algo que existiu desde sempre na marca, e são muitos os exemplos (como por exemplo o recondicionamento de peças desde os anos 40, até à invenção da sonda lambda nos anos 70, que permitiu diminuir de forma enorme a emissão de co2 para a atmosfera).

 

Qual o próximo passo da Volvo para diminuir a sua pegada ecológica?

A Volvo Cars está fortemente comprometida em ser uma empresa ambientalmente neutra e completamente circular até 2040. Para isso, tem concretizado várias iniciativas ao longo dos últimos anos, e irá continuar nesse caminho. Até 2030, por exemplo, os novos automóveis serão 100% elétricos. Por outro lado, a utilização de materiais ambientalmente sustentáveis está patente agora no nosso novo Volvo C40 e não vai mais parar. Todas as nossas fábricas estão no caminho certo e rapidamente irão tornar-se, neutras, na produção de automóveis. E ainda, tomaremos vários passos importantes no rumo à sustentabilidade, como a maximização no recondicionamento de peças, rastreamento do cobalto utilizado nas baterias para garantir que é sustentável e ético na sua recolha, e muito mais. Somos parte do problema, vamos ser parte da solução.

Luís Santos

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A Volvo Cars e a 3.1 Phillip Lim estão a unir esforços para promover o luxo consciente e desenvolveram um novo acessório de moda, uma mala feita a partir dos materiais sustentáveis que compõem os interiores dos veículos 100% elétricos Volvo, para reforçar a ideia comum às duas marcas de que o luxo pode e deve ser sustentável.

Com efeito, tanto a Volvo Cars como a 3.1 Phillip Lim partilham um compromisso com a sustentabilidade e com o uso de materiais feitos a partir de fontes biológicas e recicladas.

A 3.1 Phillip Lim é uma marca de moda de renome mundial pioneira em moda e luxo responsáveis.  Desde a criação de um vestido neutro em carbono feito a partir de algas, à elevada utilização de materiais reciclados nos seus produtos, a 3.1 Phillip Lim é conhecida por ultrapassar os limites na obtenção de materiais alternativos para criar um luxo consciente, revolucionando a indústria da moda.

A mala Volvo desenhada pela 3.1 Phillip Lim é feita a partir do material sustentável pensado para o interior dos novos modelos Volvo, denominado Nordico, concebido a partir de têxteis feitos de material reciclado (como garrafas PET), por materiais biológico oriundos de florestas da Suécia e da Finlândia e por rolhas recicladas da indústria do vinho.

As marcas realçam que a nova mala Volvo X 3.1 Phillip Lim não estará à venda nas lojas. Contudo, um pouco por todo o mundo, a Volvo Cars organizará ações de promoção desta parceria com oferta de malas, sendo que os fundos angariados reverterão a favor de diversas instituições. Desta forma, os fãs Volvo ou 3.1 Phillip Lim terão a oportunidade de adquirir uma destas peças exclusivas e para isso bastará estarem atentos às redes sociais Volvo Cars para mais novidades.

Recorde-se que, recentemente, a marca sueca anunciou que, já a partir do novo C40 Recharge, todos os novos modelos puramente elétricos da Volvo Cars serão totalmente livres de couro. Este compromisso reflete a ambição da Volvo Cars e a sua procura contínua por alternativas sustentáveis ​​e de alta qualidade para muitos dos materiais utilizados hoje em dia pela indústria automóvel.

Inspirada na essência do design escandinavo, a nova mala Volvo X 3.1 Phillip Lim possui um armazenamento discreto, com alça dupla e uma bolsa especial exclusiva.

Note-se que o relatório The Rise of Conscious Design, publicado recentemente pela Volvo Cars em colaboração com a empresa líder em previsão de tendências The Future Laboratory, dá conta de uma nova tendência emergente, denominada Luxtainability” que reflete o desejo do mundo do design por materiais sustentáveis que não comprometam a qualidade.

“A ligação à Volvo neste projeto de sustentabilidade foi um alinhamento instantâneo. Acredito fortemente que, no nosso estado de espírito coletivo atual, temos a liberdade para encontrar soluções sustentáveis ​​com novos materiais e, ao mesmo tempo, tentar alcançar um design de alta qualidade, que é o novo conceito de luxo.”

Phillip Lim – Co-Founder & Creative Director – 3.1 Phillip Lim  

“A colaboração com a 3.1 Phillip Lim, para criar uma mala que fosse inspirada pelos materiais do futuro, solidifica as nossas ambições de desafiar a indústria do design para reavaliar os materiais que utiliza. Tanto a criação de coleções para as passerelles como a criação de interiores para automóveis, têm uma responsabilidade partilhada para tentar de encontrar alternativas de materiais sustentáveis.”

Robin Page – Head of design – Volvo Cars

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