A Cash Converters, empresa líder em economia circular, une-se ao conceito “ReUse” da Auchan, para abrir um novo espaço dentro de um hipermercado que permite dar uma segunda vida a milhares de produtos e oferecer aos portugueses a possibilidade de comprar e vender produtos em segunda mão. Esta é uma parceria histórica entre as duas empresas e marca o lançamento de um modelo de negócio único numa cadeia de retalho.
A abertura deste espaço permite às duas empresas oferecer ao consumidor uma forma nova e mais acessível de dar uma segunda vida aos produtos que não utilizam, contribuindo assim para um consumo mais sustentável. Na loja “ReUse” Auchan|Cash Converters, os portugueses poderão não só vender produtos, que de outra forma seriam deitados fora, como comprar produtos em segunda mão de diversas categorias, a preços mais atrativos, verificados e com uma garantia de dois anos.
O primeiro hipermercado Auchan a incluir este espaço situa-se na Maia (Estrada Nacional 14, Lugar Chiolo – Barca, Maia) e está disponível a partir do dia 13 de dezembro.
Segundo Miguel Giribet, CEO da Cash Converters em Portugal, “a parceria que estabelecemos com a Auchan é um passo fundamental para aproximar o consumidor português da compra em segunda mão e de novos modelos de compra do futuro, baseados na economia circular. Através deste espaço inovador conseguimos oferecer uma nova experiência ao consumidor dentro de um supermercado – não só de compra, mas como de venda – algo que não existia em Portugal. Desta forma, levamos até às lojas Auchan produtos de diferentes categorias, que passam por um longo processo de verificação de qualidade, fiabilidade e segurança, e promovemos novos hábitos de reutilização de produtos, que permitem cuidar do ambiente”.
Para Clara Costa, Diretora de Marca e Transformação da Auchan Retail Portugal: “As melhores soluções de poupança para o cliente, a redução do desperdício de uma forma transversal e a promoção de uma economia circular é um compromisso de há vários anos da Auchan. Os espaços ReUse são a materialização das soluções que procuramos diariamente para reduzir o impacto ambiental, por um lado, e sensibilizar os nossos clientes para a necessidade de um consumo mais responsável, por outro. A parceria com a Cash Converters faz todo o sentido, num projeto que tem um papel particularmente importante no combate ao desperdício”.
Esta parceria é mais um passo do #MovimentoConverters que a Cash Converters implementou em Portugal em 2021, através do qual a empresa defende o consumo inteligente e consciente, recorrendo a novos canais para continuar a dar oportunidade a artigos que ainda podem ter muita vida. Para a Auchan, esta aliança é um passo em frente no sentido do compromisso com a sustentabilidade, um valor fundamental para a empresa.
Recorde-se que a Auchan Retail Portugal tem vindo a promover um conjunto de projetos com o objetivo de oferecer as melhores soluções de poupança para o cliente, assim como produtos relacionados com a economia circular, que procuram reduzir o desperdício em todas as frentes. No início de 2020, a marca juntou-se ao movimento da Too Good To Go, a aplicação que combate o desperdício alimentar, permitindo que os seus excedentes alimentares sejam vendidos em Magic Boxes, numa parceria que já salvou cerca de 100 mil refeições. Também em 2020, a Auchan associou-se à MyCloma, plataforma online de venda de roupa em segunda mão, para combater o desperdício têxtil e promover a economia circular, sendo pioneira no retalho em Portugal ao introduzir a roupa em segunda mão à venda em grandes superfícies.