Entre os dias 21 e 27 de março, o Dino Parque da Lourinhã irá organizar a Semana do Ambiente, uma semana temática com atividades dedicadas à educação e à consciência ecológica dedicadas a toda a família, mas em particular às crianças. Sendo a geração responsável pela conservação do planeta, as crianças serão convidadas especiais e, até 12 anos, têm entrada gratuita durante todo o fim de semana.
O programa, norteado pela temática da sustentabilidade, irá abordar um assunto diferente em cada dia, e prevê um conjunto de atividades destinadas à comunidade escolar e à população em geral. A organização conta com a colaboração de parceiros locais e regionais.
A inaugurar o primeiro dia, 21 de março, o tema “Florestas” vai celebrar o Dia Mundial da Árvore com a oferta de árvores para plantar no Dino Parque, em parceria com a The Navigator Company. O dia contará também com a oferta de uma visita guiada sobre sustentabilidade para grupos escolares, além de um workshop dedicado ao tema “Plantio e Sementeira”.
As visitas guiadas durante a Semana do Ambiente e o workshop de dia 21 estarão sujeitos a inscrição e limitados aos primeiros 30 participantes.
O dia 22 de março, Dia Mundial da Água, faz deste recurso fundamental protagonista. Para as escolas, o Dino Parque tem planeados uma visita guiada e um conjunto de jogos sobre o ciclo da água e a biodiversidade. Além disto, a empresa Docapesca visitará o parque com uma ação de sensibilização para o consumo sustentável de pescado – procurando dar a conhecer aos mais pequenos o processo de fazer chegar o peixe ao prato. O dia 22 contará, ainda, com uma ação de sensibilização da SPEA (Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves) sobre a preservação de aves.
No dia 23 de março, Dia Mundial da Meteorologia, o programa será dedicado às alterações climáticas. Além da oferta de uma visita guiada especial, o Dino Parque tem preparado o jogo “O Clima em Mudança”, que pretende sensibilizar para um dos temas mais relevantes do nosso tempo.
No dia 24 de março, o programa focar-se-á no tema “Resíduos” através do jogo “Recicla e Reduz”.
O dia 25 de março terá como temática os “Mares e Oceanos”, também com um jogo e a oferta de uma visita guiada. Este dia marcará, ainda, a inauguração da exibição “Resíduos em Exposição – Arte Pré-Histórica”, que vai reunir esculturas de animais pré-históricos criadas por alunos das escolas do concelho da Lourinhã recorrendo apenas a materiais recicláveis.
O fim-de-semana será dedicado à Biodiversidade e à Sustentabilidade em geral, procurando agregar todos os temas abordados durante a semana. Para o efeito, o Dino Parque reuniu um conjunto de oradores que irão sensibilizar para a temática a partir das suas diferentes áreas de atuação.
O sábado (26 de março) contará com a presença de João Correia, da Flying Sharks, empresa que promove a exploração sustentável dos oceanos através de consultoria e transporte de animais marinhos para instituições com foco na investigação sobre o meio. Marcará também presença a chef Patrícia Borges, professora e proprietária da empresa de catering Sea Lovers, com um showcooking que terá por base a pesca sustentável e os produtos de origem local. A tarde estará a cargo de Nuno Vasco Rodrigues (biólogo marinho e fotógrafo de conservação) e de Lurdes Morais (representante do projeto “Life Berlengas” do ICNF).
A fechar a Semana do Ambiente do Dino Parque, a manhã de domingo (27 de março) contará com a presença de Simão Quintans, em representação da Lourambi – Associação para a Defesa do Ambiente do Concelho da Lourinhã, e de Nuno Pimentel, coordenador científico do Aspiring Geoparque Oeste. À tarde, Rui Dias, geólogo e diretor executivo do Centro Ciência Viva de Estremoz, estará à conversa sobre a utilização dos recursos geológicos da Terra. Lídia e Manuel Nascimento encerram o programa, numa palestra que incidirá sobre a temática do lixo na praia. O casal, que criou uma página nas redes sociais que alerta para este flagelo, irá dar a conhecer o seu projeto “Mar à Deriva – Adrift Sea”.
O fim de semana irá receber, ainda, o “Dá Mão à Floresta” – projeto de responsabilidade social e ambiental da The Navigator Company –, com diversas atividades que irão colocar os mais pequenos em contacto com o mundo da floresta sob a ótica da educação ambiental.