Os Cannes Corporate Media & TV Awards têm como propósito premiar anualmente os melhores filmes corporativos, produções para meios digitais, documentários e reportagens, num total de 46 categorias. O júri do prémio é composto por membros reconhecidos internacionalmente, das áreas do cinema, televisão, audiovisual, publicidade e marketing, incluindo vencedores de prémios Oscar e Emmy.
Com o propósito de exibir o vídeo na abertura da conferência Plastic Pollution: What Now?, organizada pelo grupo Jerónimo Martins em setembro de 2019 no campus da Nova SBE, o vídeo foi agora premiado em Cannes, tratando-se de um projeto “educativo, eficaz e bem ilustrado que ajuda a explicar um assunto complexo e urgente de forma simples e apelativa”, como mencionou o júri do evento.
Sara Miranda, Directora de Comunicação e Responsabilidade Corporativas do Grupo Jerónimo Martins, destaca que “o negócio da distribuição alimentar não pode prescindir da utilização de plástico, nomeadamente pelo papel deste na preservação da segurança dos alimentos. No entanto, temos a responsabilidade de combater o uso abusivo e o mau encaminhamento do plástico e todas as formas de poluição que daqui resultam. Este pequeno filme procura justamente evidenciar a dualidade do plástico e a necessidade de gerirmos corretamente a utilização deste material”.
“Em 1886, o sueco Robert Louis Stevenson escreveu “O Estranho caso do Dr. Jekyll e do Sr. Hyde”, a história de duas personalidades antagónicas, uma boa e outra diabólica, que habitam na mesma pessoa. A vida e a ficção intersetam-se por várias ocasiões e, nos dias de hoje, a sociedade tem o seu próprio Dr. Jekyll e Sr. Hyde: o plástico”. Este é o mote do vídeo premiado.