Quanto melhor a nossa auto-estima, melhor a nossa relação com o mundo. Mas ter muita roupa será suficiente para isso?
É a isso que a Alexandra Ferreira, fundadora da MÏA-MÔ e In’vestir, nos responde.
A MÏA-MÔ não vende roupa, In’vestir (informa + veste) nas mulheres. De onde veio esta inspiração? O que te move?
Sou apaixonada por pessoas e adoro que cada uma delas sinta que é única e mesmo muito especial. Por isso, comecei por partilhar algumas dicas de motivação e autoestima com as minhas amigas, para que confiassem mais nelas e em todo o #power que têm. Pequenas alterações na forma com pensamos e percecionamos a nossa imagem, têm um grande impacto da nossa autoestima e em tudo o que fazemos na nossa vida. Por isso, quando pensei lançar a MÏA-MÔ, sabia que mais que vender roupa, queria investir nas mulheres, aumentar-lhes a confiança!
Acredito que “existem mulheres fortes e mulheres que ainda não descobriram a força que têm”, por isso, quero muito contribuir para que as mulheres do #mundomïamô sintam que são as diferenças de cada uma que as tornam tão especiais e que cada uma é forte à sua maneira.
Quanto à marca de roupa e a sua versatilidade, a inspiração veio das viagens de trabalho. Sempre que viajava em trabalho, tinha que levar imensa roupa, para os diferentes eventos diários. Queria começar a viajar com menos roupa, mas não com menos possibilidades de combinação. Por isso, idealizei a peça Self-Confidence, que, juntamente com uma camisa branca, me possibilita mais de 15 combinações diferentes.
Sinto que o futuro da moda é por aí, comprar menos e usar mais – é também o nosso slogan – então o design de todas as peças é pensado para ser intemporal e as peças usadas de várias formas.
A mensagem que passamos às nossas clientes, é que as nossas peças são para combinar com o que já têm em casa, não para comprar tudo!
Desta forma, os nossos conteúdos passam por dicas de como conjugar a peça X ou Y da MÏA-MÔ com a peça X ou Y que a maioria das mulheres tem em casa, como por exemplo, uma camisa branca.
Em que medida a roupa pode contribuir para o empoderamento da mulher?
A nossa imagem deve trabalhar sempre a nosso favor. Não só pelo que transmite aos outros, mas principalmente pela nossa autoestima.
Uma mulher confiante é uma mulher mais empoderada.
Quando falamos em imagem, não falamos apenas na roupa, mas sim em todo o conjunto, que vai desde o que veste, à forma como comunica e se apresenta. Por isso é que criámos o curso imagem pessoal e comunicação, onde todas as mulheres podem trabalhar a sua imagem de forma única, elevando as melhores características de cada uma, para que cheguem onde sempre desejaram.
A que tipo de mulheres se destinam as tuas coleções?
Às mulheres que querem investir nelas, da mesma forma que investem na vida profissional e se dedicam à pessoal. Ou seja, a todas as mulheres que acreditam que podem construir uma imagem de sucesso, assente em pilares sólidos de confiança e motivação, que perdura e facilita a tarefa de se vestirem todos os dias. Porque, “tudo é possível com uma mente positiva e uma roupa gira”.
Há elementos da natureza, como as ondas do mar, bem presentes nas peças. A natureza é uma fonte de inspiração?
Sim, muito mesmo!
Moro no campo desde que nasci, acordo todos os dias rodeada pela natureza e continuo a ficar fascinada com o chilrear dos pássaros e o som da água do riacho, como se fosse a primeira vez.
Acredito que foi esta conexão, com o que há de mais puro, que me fez despertar para a sustentabilidade. Por isso é que nas duas primeiras coleções não produzi tecidos para as peças e nesta 3ª apenas produzi um, que é um tecido reciclado.
Com as ondas do mar, queremos passar força às nossas clientes, para enfrentarem as “tempestades” do dia a dia.
Todas as peças têm um propósito, uma mensagem, um pormenor de empoderamento… tudo é pensado ao mais pequeno detalhe.
Tens peças muito versáteis. Dá-nos alguns exemplos das peças mais icónicas.
Até ao momento e já com 3 coleções, lançamos apenas 15 peças. Porque apostamos muito em conjuntos que se “desmontam” e possibilitam vários looks diferentes.
As peças que se destacam são:
Self-Love: O casaco mágico! Quando chove aparecem andorinhas, quando seca volta à cor original. Pode ser usado curto ou comprido, é impermeável, corta-vento e polar.
Self-Confidence: 2 peças, 15 formas de usar! É a peça mais versátil da MÏA-MÔ e a que mais mulheres apaixona.
Amazing: O vestido preto, que se desmonta… para que use só a saia ou a blusa. É a peça mais vendida da marca e foi feita a pedido de uma cliente, pois não tencionava ter a cor preta nas coleções.
O “made in Portugal” também está presente. Em que se traduz?
Todas as nossas peças são feitas manualmente, em Portugal, por modelistas com + de 20 anos de experiência.
Os nossos fornecedores são todos Portugueses – da zona norte do país, assumimos o compromisso da sustentabilidade, do pagamento justo e do contributo social.
Que principais momentos desde a criação da marca até agora destaca?
Confesso que lançar a marca no Portugal Fashion, foi a realização de um sonho pessoal, mas que deu grande visibilidade e credibilidade à MÏA-MÔ.
Lembro-me como se fosse hoje, da primeira venda online. É uma história parva, mas vou partilhar Estava a lavar os dentes e recebi um e-mail de confirmação de encomenda… saí da casa de banho aos saltos – com a escova na boca – e fui contar aos meus pais. Eles fizeram a mesma “festa” que eu. Nos dias seguintes, só diziam… já foste lavar os dentes?
Depois disso, posso destacar a ida ao programa da Cristina na Sic, entre outros programas de televisão, que reforça sempre a comunicação e credibilidade da marca. Como somos uma marca 100% digital, as pessoas confiam rapidamente em nós por esta presença assídua nos meios de comunicação, pelos rasgados elogios que dão à qualidade e inovação das peças e também porque o feedback que as nossas clientes deixam no site, espelham claramente o serviço que prestámos.
Onde podemos encontrar a Mia-MO à venda?
www.mia-mo.com – o nosso site
www.pipsbazaar.pt – site da Pipoca Mais Doce
www.cirelle.pt – site da Mafalda Carvalho
Alexandra Ferreira
Dreamer & Founder
Licenciada em Turismo – Universidade do Algarve. Mestre em Gestão de Eventos – Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril.
Apaixonada por moda, pela segunda-feira e por gomas. Fundadora e CEO da empresa Women’s Empowerment & Fashion Solutions, que detém as marcas MÏA-MÔ – de vestuário com produção e design próprio – e a In’Vestir – de formação e Styling. Especializou-se em styling e produção de moda pela Fashion School. Na área de marketing, vendas e eventos, tem mais de 10 anos de experiência, tendo trabalhado em empresas como a Vodafone, Imaginarium, Fundação Inatel e BTRUST.